segunda-feira, 18 de março de 2013

ANO DO TSURU





O Tsuru é uma garça que simboliza a esperança e a perseverança. É parte do folclore japonês, terra do Presidente de RI Sakuji Tanaka. A lenda diz que se 1000 tsurus forem dobrados em forma de origami (dobradura japonesa), com o pensamento em um desejo, este desejo se realizará. A lenda ficou imortalizada por uma menina, Sadako, vítima da bomba de Hiroshima, que desejou paz ao mundo. E o Presidente de RI traz essa mensagem, para que nós possamos continuar a busca desse ideal, de trazer Paz Através do Servir.


Lema 2012-2013 
 

Paz Através do Servir

 
 
O conceito de paz difere entre povos e culturas. Para alguns significa tranquilidade pessoal, felicidade familiar e um sentimento de satisfação interna, enquanto que para outros paz significa uma situação de segurança em que as principais necessidades humanas são atendidas. Independente da definição, paz é algo que podemos alcançar servindo ao próximo. 
 
No Rotary, servir é mais do que uma ocupação paralela ou uma atividade ocasional. É um estilo de vida. É uma abordagem centralizada na consideração e cuidados com o próximo, que tem o intuito de criar harmonia entre as pessoas. Quando todos os aspectos da nossa vida estão interligados com o servir, cultivamos um espírito de compartilhamento e promovemos boa vontade e paz. 
 
No ano de 2012-13, a paz será nosso enfoque e meta. Pedirei a todos os rotarianos para trabalharem ativamente em busca da Paz Através do Servir, começando com cada indivíduo, família, clube, distrito, região e nação. 
 
O servir é a força que alimenta o coração do Rotary. Quando fazemos do servir nossa prioridade, colocamos as necessidades dos outros acima das nossas e transformamos nossas perspectivas. Passamos a entender melhor as necessidades das outras pessoas e nos sentimos motivados a trabalhar em prol da felicidade alheia. Oferecemos nosso tempo e recursos com mais generosidade e nos abrimos para novas formas de pensar. 
 
Em vez de tentarmos mudar os outros, reconhecemos que sempre existe algo novo que podemos aprender com eles e que cada dia representa uma nova oportunidade para crescermos um pouco mais.  
 
Através do servir nos tornamos mais tolerantes com relação às nossas diferenças e mais gratos pelas pessoas em nossas vidas. Movidos por este senso de gratidão, compreendemos melhor os outros e enxergamos o bem que existe em cada um. A compreensão nos ensina a respeitar uns aos outros. E com respeito mútuo, todos podem viver em paz. 
 
Os nossos serviços rotários promovem a paz de várias maneiras. Em nossos clubes e distritos, trabalhamos para levar saúde, segurança e dignidade humana a comunidades de todo o mundo. Como indivíduos, somos inspirados a dar mais valor à cooperação em vez da competição, e ao bem geral em vez de ganhos pessoais. Através da auto-análise, reconhecemos que nenhum de nós é perfeito e que cada um tem algo a aprender com o próximo. 
 
O lema do Rotary, Dar de Si Antes de Pensar em Si, descreve o mais alto nível do servir. Este é o caminho para maior caridade, tolerância e compreensão — o caminho para a paz. Paz Através do Servir é um caminho que todos podem seguir e que resultará em paz individual e para todo o mundo.  
 
Sakuji Tanaka 
Presidente, Rotary International, 2012-13 

Nenhum comentário:

Postar um comentário